Semana de Saúde Visual atende 1400 pessoas

Por Paulo Zildene - A prefeitura de Cachoeira do Piriá, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a ONG Judaica B’nai Shalom Mashiach (BSM), finalizou em dois dias de atendimentos (26 e 27/06), 1.400 atendimentos de triagem, durante a Semana de Saúde Visual. A ONG ofereceu à população, consultas e posteriormente disponibilizará exames oftalmológicos e cirurgias gratuitas, caso aja necessidade.

Os atendimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde do Piçarreira, no período da manhã e tarde. A secretaria de saúde mobilizou funcionários, para que o atendimento fluísse sem tumultos, e todos que aguardavam na sala de espera foram atendidos.

Os pacientes foram encaminhados antes da consulta, para uma palestra e depois passaram por exames, para detecção de problemas na visão, com diagnósticos feitos por médicos oftalmologistas da ONG.

O médico oftalmologista, David Ayslan destacou que “realizamos primeiramente a triagem, para depois fazer os procedimentos, o que inclui medição do fundo do olho, para detectar o glaucoma e posteriormente caso, haja necessidade, realizamos cirurgia em nosso hospital em Belém. Disponibilizamos colírios e a cirurgia”, destacou David.

O Prefeito Leonardo Vale destacou que “precisamos diminuir a demanda reprimida nessa área. É muito importante que nosso povo seja atendido no próprio município, sem ter que ir a outra cidade em busca de atendimento oftalmológico”, disse Leonardo.

Após a triagem, o próximo passo será a realização dos procedimentos oftalmológicos, que ocorrerão nos dias 02, 03 e 04 de julho. E os pacientes que necessitarem de cirurgia serão encaminhados ao hospital da ONG em Belém. Tudo gratuito aos pacientes de Cachoeira do Piriá.

Semana de Saúde Visual atende 1400 pessoas