Programa Cisterna é implantado no Camiranga

Por Paulo Zildene

A prefeitura de Cachoeira do Piriá, através da secretaria de assistência social que é a responsável pelos cadastros das famílias da comunidade quilombola, Camiranga, recebeu a implantação do Programa Cisterna.

O programa é do governo federal e tem por objetivo diminuir a escassez de água, que atinge as famílias da zona rural de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água. O programa contempla prioritariamente os povos indígenas e comunidades tradicionais.

Em Cachoeira do Piriá a implantação desse programa iniciou, com as famílias cadastradas no quilombola do Camiranga.

De acordo com a equipe técnica o sistema consiste em captar a água da Chuva, através de uma calha que direciona para uma caixa d'água, sendo filtrada e distribuída para as torneiras da residência. Importante ressaltar que tanto os equipamentos utilizados, quanto a instalação dos mesmos são doados pelo governo federal.

Para participarem, as famílias devem necessariamente estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

* Com informações do MDS