Cúpula da segurança pública do estado se reúne em Cachoeira

Por Paulo Zildene - A câmara de Cachoeira do Piriá reuniu, na sexta-feira, 01/12, vereadores e representantes do poder executivo, com à cúpula da segurança pública do estado, para discutir as demandas do município referentes ao combate à criminalidade, tráfico de drogas e a possível implantação de um destacamento da polícia militar, na vila do Enche Concha.

O secretário de segurança pública do estado, Jannot Jasen, disse aos vereadores e secretários, que o estado pretende “implantar, no município, equipamentos para armazenagem de combustível, para abastecimento dos helicópteros, que serão utilizados na realização periódica de operações, em Cachoeira e Região”, disse o Jannot.

Sobre o destacamento de policiais militares, para a vila do Enche Concha, o secretário disse que “só depois da formação da nova turma de policiais militares, é que poderá disponibilizar para a vila do Enche Concha, a nova guarnição. Vamos conversar com o prefeito para vermos alguns detalhes, para essa implantação. Mas iremos a Vila do Enche Concha para conhecermos o local”, destacou o secretário.

Questionado pelos vereadores e secretários sobre a viabilidade de disponibilizarem motocicletas, para combater a violência no município, o secretário disse que “essa solicitação requer uma demanda mais demorada para sua execução”, finalizou

De acordo com o delegado geral da polícia civil, Rilmar Firmino, que atendeu a pauta do prefeito Leonardo e da presidente do parlamento, Rosangela Fagnani, em reunir a cúpula das policias militar e civil no município, o aumento do efetivo para Cachoeira será em dezembro.

“Após a formação dos 150 delegados, em fevereiro, iremos destacar um delegado exclusivo para Cachoeira”, destacou Rilmar, afirmando que o município “Terá uma equipe, ‘Investigador, escrivão e delegado’, completa”, finalizou o delegado

O Coronel Emílio, que representou o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Rilton, destacou que “devido a formação de novos policias militares e civil que passaram no último concurso deixou um déficit grande no estado, de efetivo, mas quando terminar a formação esse déficit vai diminuir e destacaremos a Cachoeira uma nova guarnição, para o Enche Concha”, disse Cel. Emílio, destacando ainda, que “criaremos um gabinete de gestão integrada municipal, para discutir ações efetivas, que vão melhorar a questão da segurança pública do município” finalizou o Cel. Emílio.

Para a presidente do parlamento municipal, Rosangela Fagnani, a preocupação do poder executivo e legislativo é zelar pela segurança pública do município, levando-se em conta os últimos acontecimentos na comunidade do Enche Concha, que resultou na morte de um policial e dois bandidos.

“A vinda do secretário de segurança, com o delegado geral e o comando da polícia militar é importante para o nosso município, principalmente quando eles visitam uma comunidade do Enche Concha e conhecem a realidade e distância. A vila do Enche Concha é polo e precisa de um destacamento por ficar próxima a diversas comunidades”, disse a parlamentar.

O vice-prefeito, Antônio Sacramento Pantoja, que no ato estava representando o prefeito Leonardo Vale, disse que “uma das prioridades do governo é a segurança pública devido as especificidades do município por ter 1.200 km de estradas vicinais e uma região de mata extensa, que facilita os meliantes a cometerem seus delitos. A presença da segurança pública do estado e o aumento do efetivo é o sonho que todo Cachoeira-Piriaense tem para viver com mais tranquilidade”, finalizou o vice-prefeito.

Estiveram presente à reunião com a cúpula da segurança pública do estado, os vereadores, Adenilgon (líder do governo), Edivan, Leila, Nilo, Josimar e Rosangela. E representando o governo, o vice-prefeito, Cordeiro, os secretários, Paulinho da Sucam (obras), Luis Paulo (administração e finanças), Jean Silva (assistência social), além do staff do governo.

Cúpula da segurança pública do estado se reúne em Cachoeira