Current Style: Padrão

Contraste :
-A +A

Prefeitura de Cachoeira do Piriá

Secretaria de educação promove formação do Programa Novo Mais Educação

A secretaria de educação promoveu, nesta quinta-feira, 02, no Centro Cultural, formação do Programa Novo Mais Educação. O objetivo é melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola.

 

O Programa será implementado em duas escolas do centro (Faustino de Brito e Maria Bezerra Pontes) e as demais da zona rural Nelson Cordeiro, Domingos Queiroz, João Cavalcante e Santa Luzia, por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contra turno escolar.

 

O secretário de educação, Jorge Luiz, que fez seu pronunciamento durante a abertura da formação destacou que "Teremos a oportunidade tanto de contribuir ainda mais para a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos, como de cooperar para a permanência deles na escola, reduzindo o abandono, a reprovação e a distorção idade/ano. As orientações propostas pela Semed terão como foco principal de como esses atores (articuladores, mediadores e facilitadores) das 06 (seis) Unidades de ensino irão trabalhar em sala de aula ou em outros espaços pedagógicos, além de que o trabalho será voltado para crianças e adolescentes com dificuldades em pontos como a leitura, escrita, interpretação, produção textual e operações básicas da matemática. A produção desses atores (mediadores e facilitadores) será avaliada por meio de relatórios mensais de atividades, onde será possível avaliar os aspectos positivos e aqueles que precisam ser melhorados dentro do trabalho desenvolvido”, destacou o secretário.

 

Para a professora Maria Luzia Farias Carvalho, formadora do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o Programa tem por finalidade contribuir para a “alfabetização, ampliação e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico. Redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar. Melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais – 3º e o 9º ano do ensino fundamental regular”, destacou a professora.

 

 

Para auxiliar e realizar as atividades previstas no planejamento do Programa Novo Mais Educação, foram definidas as seguintes funções durante a formação, realizada no Centro Cultural:

 

– Articulador da Escola, que será responsável pela coordenação e organização das atividades na escola.

 

– Mediador da Aprendizagem, que será responsável pela realização das atividades de Acompanhamento Pedagógico;

 

– Facilitador, que será responsável pelas atividades de escolha da escola, que pode ser desenvolvido, tanto na área do esporte e artes.

 

Secretaria de educação promove formação do Programa Novo Mais Educação

Secretaria de educação promove formação do Programa Novo Mais Educação

Fale com o Prefeito


Envie suas dúvidas, opiniões, críticas e sugestões para o prefeito.