SEMED realiza Audiência Pública de Informação para a construção do DCC.

0

Um importante passo para a evolução da educação municipal de Cachoeira do Piriá foi dado, na noite da última quinta-feira, 19. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação — SEMED, realizou uma Audiência Pública de Informação, para iniciar os trabalhos de construção do Documento Curricular de Cachoeira do Piriá.

Por conta da pandemia do coronavírus a audiência pública foi on-line e ao vivo, transmitido pelo canal oficial do SEMED-DCC no Youtube. O chefe do executivo, Raimundo Machado, o Seu Mundô, fez o pronunciamento de abertura. Em seguida a Secretária Municipal de Educação, Rosi Carmem também se pronunciou e ressaltou que o município tinha o prazo de até 2019, pela lei da BNCC, para construir o documento curricular. “Alguns gestores anteriores não fizeram, colocando o nosso município entre os poucos que ainda não aplicaram a lei. Mesmo em tempo de pandemia o Governo Solidário irá colocar o DCC como prioridade”, disse.

A palestra de informação sobre a BNCC, foi ministrada pelo pedagogo, professor-doutor Lucinaldo Blandtt, da UFPA – Campus Bragança. Ele foi convidado pela SEMED, não apenas para acompanhar a construção do DCC, mas também para ministrar cursos de capacitação para o corpo técnico da Secretaria. “Esse é o terceiro documento curricular municipal que acompanho a construção, e me sinto muito satisfeito com o interesse dos profissionais da educação do município nessa construção”, destacou.

Os cursos de capacitação e o DCC, fazem parte do projeto de extensão da Universidade Federal do Pará: Capacitação Pedagógicas voltadas para as redes municipais de educação básica na região territorial dos Caetés, e é executado pelo professor Lucinaldo.

Se você não pôde assistir ao vivo a audiência pública, não tem problema, nós deixamos a transmissão salva, para  ver é só clicar no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=IUzvY-p3DzA

Entenda a BNCC – A Base Nacional Comum Curricular — BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Escrita por Eduardo Auad

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade