Na manhã da última terça-feira, 30, foram empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, com vigência para o triênio (2021-2024). Em seguida, realizou a eleição para a mesa diretora que conduzirá as ações do Conselho neste primeiro ano. A reunião foi presidida pela Coordenadora da Comissão Eleitoral, Vitoria Vale Pereira.
A reunião contou com a presença de representantes da entidades da sociedade civil: Associação de Quilombos de Camiranga, Associação de Quilombos de Itamoari, Igreja Quadrangular de Cachoeira do Piriá, Paroquia Sagrado Coração de Jesus, Pastoral da Criança; e de representantes de instâncias governamentais do município: Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças; Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer; e Secretaria Municipal de Saúde. Foram convidados, ainda, o representante dos Moradores do Bairro Vitória, como entidade civil suplente do CMDCA, os membros do Conselho Tutelar e a Secretária Adjunta de Assistência Social, Marta Brito.
Após a apresentação dos participantes da reunião, a Coordenadora da Comissão Eleitoral fez a leitura da ata da Assembleia Geral do Processo de Eleitoral, para que os membros empossados pudessem aprová-la. Em seguida foi entregue aos conselheiros o Regime Eleitoral da mesa diretoria, que teve como objetivo conduzir o processo de eleição entre pares.
A Conselheira Tutelar, Maria Sueli, destacou a importância do CMDCA e Conselho Tutelar e disse que ambos caminham juntos na defesa dos direitos da criança e do adolescente, e ainda esclareceu o trabalho dos conselheiros tutelares com a rede de serviço do município.
Foram eleitos Rubenison Tavares Santos (Igreja Quadrangular de Cachoeira do Piriá) como Presidente; Raimundo Nonato Alves Sousa (Secretaria Municipal de Educação) como Vice-Presidente; e Dalliane Pereira de Sousa (Secretaria Municipal de Assistência Social) e Luany Do Carmo Sousa (Associação de Quilombos de Itamoari) como primeira e segunda Secretaria, respectivamente.
Escrita por Eduardo Auad