As inscrições para o edital de Multilinguagens, da Lei Aldir Blanc de apoio a cultura, estão abertas em todo território paraense. Lançado no último dia 20, o edital vai redistribuir a sobra de recursos equivalentes a R$3,9 milhões para o auxílio de agentes de linguagens e expressões culturais. As inscrições são gratuitas em todas as etapas, e estão disponíveis até o dia 03 de fevereiro de 2021, no site www.leialdirblanc.pa.gov.br
O edital pretende contribuir para a manutenção da dinâmica da produção e sustentabilidade econômica e social de artistas e demais profissionais da cultura. No município de Cachoeira do Piriá, profissionais da cultura podem procurar a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (localizada no andar superior do prédio sede da Prefeitura Municipal), para ter apoio técnico, desde a elaboração de seus projetos até as inscrições. Os atendimentos estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
A Lei visa promover o reconhecimento à criação, transmissão e difusão de práticas culturais, abrangendo 19 linguagens representadas no Comitê de Emergência Cultural do Estado: circo, dança, teatro, audiovisual, artes visuais, culturas afro-brasileiras, culturas indígenas, culturas populares, livro e leitura, cultura alimentar, música, artesanato, moda e design, cultura digital, patrimônio cultural material, patrimônio cultural imaterial, museus e memoriais de base comunitária, cultura urbana e periférica, pontos e pontões de cultura. No fomento ao setor, o edital prevê a premiação de 130 propostas culturais no valor de R$ 30 mil, sendo 39 para a Região de Integração do Guajará e 91 para as demais regiões.
Os interessados em participar, já devem ter cadastro no perfil do Mapa Cultural do Pará. A previsão de homologação do resultado final é 26 de fevereiro.
Para mais informações, acesse o edital:
Lei Aldir Blanc – Sancionada em junho de 2020 pelo Congresso Nacional, ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor que morreu em maio do ano passado. A Lei prevê auxílio financeiro ao setor cultural, apoiando profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do novo coronavírus.
Escrita por Eduardo Auad