Um grupo de representantes do carnaval de rua, de Cachoeira do Piriá, reuniu com o secretário de cultura, turismo e lazer, Filipe Falcão, e o diretor de cultura, Weverton Raiol, no último dia 20 de janeiro, para tratar do rumo do Carnaval 2021 na cidade.
Estiveram na reunião os representantes dos blocos Intrusos.com, Os automotivos, Tesouras, Pepita de Ouro, Família Doidera, D.N.A, Rede Bull, Sinceras e Tigrão. E considerando a volta do estado do Pará à bandeira vermelha no mapa da pandemia no Brasil, ficou definido, em decisão unanime, o cancelamento das brincadeiras de carnaval deste ano.
Para Filipi Falcão, é necessário respeitar as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil, observando que ainda estamos em pandemia. “É a única forma de evitar aglomerações, todo mundo sabe que o Carnaval possui um número muito grande de brincantes. Então, nessas condições, não temos nem a possibilidade de pensar em realizar o evento”, explicou o secretário.
O carnaval de rua em Cachoeira do Piriá já existe a mais de 16 anos, segundo Armindo Mourão, organizador do bloco “Os Automotivos”, e essa é a primeira vez em 9 anos que o carnavalesco não irá festejar a data com o seu bloco nas ruas. “Carnaval pra mim é tipo uma criança que espera o ano todo pelo aniversário. Eu gosto de levar alegria para as pessoas, é especial ver o povo se divertindo. E eu podia chamar meus amigos para pular carnaval em casa, mas esse ano vamos fazer diferente, vamos nos resguardar, com a família. Todo em segurança” disse Armindo.
A ideia, agora, é usar o ano de 2021 para já organizar e planejar o Carnaval 2022 de Cachoeira do Piriá. Com o apoio e orientação da SECULT, os organizadores do carnaval no município irão formar a liga dos blocos, que facilitará a criação de direitos e deveres, calendários fixos de cada bloco, e ainda ajudará no recebimento de fomentos.