Outubro Rosa: Prefeitura de Cachoeira do Piriá realiza ações de prevenção contra o câncer de mama

Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o combate ao câncer de mama e a importância do seu diagnóstico precoce, a Prefeitura de Cachoeira do Piriá, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, realizou na tarde da quarta-feira, 27.10, o “Dia D do Outubro Rosa”, na Praça do Banpará.

A programação aberta a toda a população, teve palestra em saúde educativa, aulão de dança, paródias, sorteio de brindes, além da apresentação da coreografia “Eleve-se”, do Grupo de Dança Eos, de Cachoeira do Piriá.

O Prefeito Mundô ao lado da Primeira dama e Secretária de Assistência Social Lurdinha Martins, estiveram presentes no evento, assim como o Secretário de Saúde, Keynes Silva; o Secretário de Governo, Lucas Machado, a vereadora Leila Pontes, Maria Samimeres representando a Secretária de Educação Rosi Carmem Cavalcante e Paula Mayana representando o Secretário de Cultura, Filipi Falcão.

Esta não foi a primeira ação da Prefeitura de Cachoeira do Piriá, neste mês de Outubro contra o câncer de mama. No dia 06, quarta-feira, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSCAP realizou o Encontro do Outubro Rosa na Vila Amadeu.

Na ação, foram ministradas palestras com profissionais de saúde a respeito da prevenção ao câncer de mama, sobre a importância do diagnóstico precoce, do autoexame e exames médicos de rotina, além testemunhos de mulheres que superaram a doença.
A programação do evento contou também música ao vivo com temáticas de superação e sorteio de brindes.

No dia 21.10, quinta-feira, a Prefeitura, por meio da SEMUSCAP, levou doze mulheres cachoeira-piriaenses para realizar exame de mamografia no Hospital Regional de Caetés Dr. Jorge Netto da Costa. A ação foi uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Pará – SESPA.