Plano de Vacinação

0

SEMUSCAP lança plano de vacinação contra a COVID-19

Em reunião na câmara dos vereadores de Cachoeira do Piriá, o secretário de Saúde, Keynes Silva e o Coordenador em Saúde e Imunização, Adailson Monteiro Rodrigues, apresentaram ao legislativo o plano de imunização municipal contra a Covid-19.

O Município de Cachoeira do Piriá recebeu 109 doses da vacina CoronaVac desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. O primeiro lote foi recebido na última terça-feira, 19, no 4º Centro Regional de Saúde, localizado no município de Capanema. E imediatamente a primeira dose do imunizador foi levada até a Dona Raimunda Nonata, quilombola, agente de saúde e idosa, moradora da comunidade do Marajupema.

Keynes Silva, secretário de saúde, falou sobre a quantidade de doses repassadas ao município e como foram escolhidas as 109 pessoas a serem inoculadas. “Estive numa primeira reunião na SESPA e a informação que tinha era que vinha 340 doses, mas houve uma redução de 2 milhões de doses no Brasil. Quando soubemos que iriamos receber as 109, nos ‘debruçamos’ para elencar essas pessoas. Pensamos, seguindo o ministério da saúde, e priorizamos os profissionais da saúde que tem contato diretamente com o vírus”, explicou.

Na primeira fase de vacinação, como prevê o plano, estão os trabalhadores da saúde ligados diretamente ao combate contra o coronavírus. Já na segunda fase, serão vacinas profissionais da segurança pública que estão em atividade, idosos a partir de 60 anos, povos e comunidades tradicionais quilombola. A terceira fase compete aos indivíduos que possuem comorbidades, trabalhadores da educação, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário. Na quarta fase, a população privada de liberdade.

Estavam presentes, na reunião, todos os 13 vereadores. O vereador Fernando Farias, presidente da câmara municipal falou sobre a importância da apresentação do plano. “Foi importante o secretário de saúde vir até a câmara explicar, como será o planejamento para a imunização da Covid-19 no nosso município. É muito importante manter os vereadores informados e tirar suas dúvidas sobre o desenvolvimento do trabalho a frente da secretaria de saúde”, disse o legislador

A Covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus e vem ceifando inúmeras vidas ao redor do mundo. O Brasil, é um dos países com maiores taxas de óbito na atualidade, acumulando cerca de 212 mil mortes. Atualmente, de acordo com trabalhos científicos, não existe qualquer medicação que possa prevenir ou inibir a multiplicação do vírus. Sendo a vacinação uma esperança diante de tanto caos.

Inúmeros estudos foram feitos para garantir a seguridade e efetividade da vacinação, com centenas de voluntários, seguindo todos os protocolos científicos de segurança, as vacinas aprovadas para uso no Brasil são, portanto, seguras e efetivas.

Sobre a eficácia da CoronaVac, o coordenador em saúde e imunização explica, “a eficácia da vacina que será utilizada no município é de cerca de 50%, ou seja, a chance de pegar a doença é esta, porém a chance de não precisar de internação hospitalar caso infectado é de 78%, além disso a vacina reduz o risco de doença grave em 100%”. Desse modo, mesmo infectado,  a doença será leve.

Escrita por Eduardo Auad
Fotos de Reinaldo Noronha
ASCOM/Prefeitura de Cachoeira do Piriá

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade