A equipe da vigilância sanitária, da SESPA, esteve em Cachoeira do Piriá, na última terça-feira, 1º de junho. Em reunião com o Prefeito Municipal Raimundo Machado e a equipe da SEMUSCAP, foram entregues 300 kits de testagem PCR para a Covid-19.
A medida é para enfrentar a nova cepa indiana, do coronavírus, tendo em vista que o município de Cachoeira do Piriá é limítrofe com o estado do Maranhão, local com casos confirmados da variante da doença. Além dos testes, a SESPA prestou orientações para os profissionais da saúde que estão na linha de frente.
Cachoeira do Piriá está, atualmente, com o bandeiramento amarelo, isso significa que a taxa e o risco de transmissão é intermediário, e a capacidade de resposta do sistema de saúde é média. As medidas restritivas também sofreram alterações, entretanto os cuidados ainda precisam continuar, para que as taxas de transmissão continuem a diminuir.
Na manhã desta, quarta-feira, 2, a equipe municipal de vigilância sanitária iniciou o trabalho de contenção da proliferação do vírus, montando uma barreira sanitária na divisa do Pará com Maranhão. O objetivo é evitar a entrada de pessoas contaminadas com nova variante indiana do coronavirus, no estado do Pará. O trabalho acontece em parceria com a SESPA, Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Cachoeira do Piriá.
Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSCAP, o município tem 272 casos confirmados, desses, 122 já estão recuperados. 146 pessoas infectadas estão em tratamento, sendo, 143 cuidando da doença em casa. 1 paciente está na internado no Hospital de Campanha, no Hangar, em Belém e 2 na UPA de Capanema. Até o momento 1.159 testes deram resultados negativos.
Escrito por Eduardo Auad