Prefeitura de Cachoeira do Piriá reinaugura biblioteca municipal

A prefeitura de Cachoeira do Piriá, através da secretaria municipal de educação, entregou, nesta sexta-feira, 16/03, a nova biblioteca municipal a população e aos alunados, totalmente revitalizada e equipada aos alunos da cidade. Na oportunidade, o escritor e autor paraense Walcyr Monteiro, esteve presente prestigiando o evento, e contou, também, com a equipe da fundação cultura do estado.

A nova biblioteca conta com profissionais treinados e certificados pela fundação cultural que atuarão em um amplo espaço de estudos, auxiliando os alunos da rede municipal adequadamente em suas leituras.

O prefeito Leonardo Vale falou sobre a importância dessa iniciativa. “Eu sempre digo que a maior riqueza que podemos dar a uma pessoa, não é a riqueza material, e sim a riqueza intelectual, pois essa, ninguém tira de você”, enfatizou o prefeito.

O escritor paraense Walcyr Monteiro disse “quando nós investimos na educação, quando nós abrimos escolas e bibliotecas, nós fechamos os presídios. Só podemos diminuir a criminalidade educando o povo”, destacou o escritor.

Em entrevista, a vereadora Rosangela Fagnani enfatizou “é um incentivo para que as nossas crianças voltem a ler, então, esse é um incentivo importante do governo através do prefeito Leonardo Vale, junto à secretaria de educação, que tem trabalhado nesse sentido de resgatar o hábito da leitura e incentivando os nossos alunos”, disse a vereadora.

Já o secretário de educação, Jorge Luiz que foi um dos organizadores do evento relatou. “Quando se pensou nesse projeto de implementação da biblioteca, se pensou primeiro em resgatar o aluno como pesquisador, além de reduzir o nosso baixo IDH”, concluiu.

O evento contou com uma vasta programação durante o dia, para os alunos presentes, incluindo apresentação de dança realizada pela escola Adriano Gonçalves, cinemateca aos jovens, além de uma tarde de autógrafos com o escritor Walcy Monteiro.

Pelo período da tarde, o escritor Walcyr Monteiro realizou uma tarde de autógrafo, na nova biblioteca.