Prefeitura de Cachoeira do Piriá trabalha para acabar com o trabalho infantil no município.

0

O trabalho infantil entre crianças e adolescentes rouba a infância, prejudica o desenvolvimento escolar e deturpa o futuro de milhares de crianças. Por isso, em 2021, a Prefeitura de Cachoeira do Piriá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social — SEMAS, decidiu estender a campanha contra o trabalho infantil e promover ações além da data de alusão a campanha. 

No Pará, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância — Unicef, o trabalho infantojuvenil atinge 25% dos alunos das escolas públicas. Além disso, o estado tem cerca de 116 mil crianças e adolescentes fora da escola. Para contribuir com a mudança desta realidade, A Prefeitura e a SEMAS  realizaram uma caminhada de conscientização para o combate do trabalho infantojuvenil, na ocasião foram afixados cartazes em estabelecimentos e distribuídos panfletos a população.

O Prefeito Mundô participou do evento ao lado da Primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Lurdinha Martins, e deixou sua mensagem de apoio e considerações a esta ação tão importante que se prolonga durante o ano todo. “Estamos lutando para proporcionar os direitos humanos a toda criança e adolescente. O trabalho infantil quando não tira da escola, torna nossos pequenos vulneráveis em diversos aspectos. Precisamos acabar com a exposição de crianças e adolescentes ao risco”, pontuou o prefeito.

Lurdinha Martins explica que ações socioassistenciais, e de conscientização da população durante todo ano são importantes porque, é por meio delas que muitas crianças e adolescentes conseguem ter um destino diferente. “A assistência social tem um papel central no enfrentamento do trabalho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI, por meio de sua rede de serviço, projetos e programas com esse fim”, relatou a secretária da SEMAS, que ainda reforçou a meta da gestão. “A nossa meta é acabar com o trabalho infantil em Cachoeira do Piriá, e vamos fazer isso dando condições para as famílias não passarem necessidade. Todas as nossas crianças vão para a escola”, esclareceu. 

A população também pode e deve ajudar nessa causa, a busca de informação para prevenir e denunciar é fundamental. Além disso, quem quiser, pode doar parte do imposto de renda para ser destinado a projetos relacionados a infância e adolescência. Para denunciar o trabalho infantil não precisa se identificar, basta ligar 100. 

Escrita por Eduardo Auad

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade