A Prefeitura de Cachoeira do Piriá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a primeira entrega de medicamentos aos postos de saúde e USFs, na última sexta-feira,19, com a presença do prefeito Raimundo Machado, o seu Mundô, e do vice-prefeito, Magno. São 74 tipos de medicações que já fazem parte da lista de fármacos distribuídos pela estratégia saúde da família. E mais 20 novos tipos de medicamentos, que agora passam a fazer parte dessa lista.
Entre as medicações estão anti-hipertensivo, antidiabétogênicos orais, psicotrópicos, vitaminas A, C, Zinco e outras. Para assistir no pré-natal das futuras mamães, a SEMUSCAP passa a disponibilizar, com prescrição médica, o ácido fólico, que auxilia no desenvolvimento do feto, prevenindo nascimentos prematuros e malformação fetal. Além de remédios, os postos e unidades de saúde agora contam com mais suporte de equipamentos, como luvas, máscaras, balão de oxigênio e o BVM, mais conhecido como Ambu, equipamento de ventilação respiratória manual, que é essencial em casos de reanimação de pacientes com paradas cardiorrespiratórias.
“Entregar um serviço completo é fundamental, desde a consulta médica, acompanhamento com enfermeiros e entrega de medicações. A nossa população merece ser bem tratada, e é nossa obrigação oferecer um serviço de qualidade. Queremos que o paciente saia da consulta, passe na farmácia, retire seu remédio de acordo com a prescrição, e saia satisfeito da unidade de saúde”, explicou o prefeito Mundô.
Segundo o coordenador de saúde do município, Adailson Rodrigues, todos os postos e unidades de saúde devem estar com seu estoque completo até a próxima sexta-feira, 26. Apesar das farmácias não estarem totalmente sem remédios, já não supriam as necessidades da população com a falta de muitos medicamentos essenciais. Essa é apenas a primeira remessa de fornecimento feita pela nova gestão municipal.
Os impactos positivos do abastecimento das farmácias de postos e unidades de saúde não são apenas nos cidadãos, que são os grandes beneficiados, a equipe técnica passa a ser incentivada. Mayara Lacerda, médica da USF Guajará, vive de perto os benefícios de ter um estoque de medicamentos completo no seu local de trabalho. “Vejo diariamente uma população carente e que muitas vezes não tem dinheiro sequer para custear a vinda a cidade. Então, com o abastecimento das medicações, os tratamentos serão mais eficazes pois a grande maioria, não tem dinheiro para comprar um remédio em farmácias e se beneficiam apenas do que temos nos postinhos”. A médica ainda faz um alerta “Orientar e prescrever a medicação sem ter o medicamento não é o suficiente. Temos muitos pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes que podem levar a complicações como, cegueira, doença renal e amputações de membros, se não tratadas corretamente. E quando temos os medicamentos prescritos em nossos postos, ficamos mais tranquilos, pois sabemos que as chances deles realizarem os tratamentos são grandes”, concluiu.
A meta da SEMUSCAP é levar, tanto o profissional, quanto o fármaco até o paciente, por toda Cachoeira do Piriá. “É uma obrigação do governo e da secretaria dá esse suporte em saúde. Pra gente toda vida importa, não interessa a dificuldade ou a distância que este munícipe esteja, onde ele estiver, lá estaremos” afirmou o Adailson. Ações como esta tornam visível a melhoria na qualidade de atendimento a população, além disso, o tratamento na atenção básica é fundamental para que uma patologia não evolua para um quadro grave, tornando mais difícil o cuidado com o paciente e economizando dinheiro da saúde pública.
Escrita por Eduardo Auad.