No último mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cachoeira do Piriá, em parceria com a Policia Rodoviária Federal apreenderam um caminhão carregado com madeira ilegal. O condutor do veículo fazia o transporte da mercadoria sem nota fiscal e guia florestal, a falta da documentação configura crime ambiental.
Ao todo foram confiscados 13 metros cúbicos de madeira serrada, nos formatos de tábua e prancha. Segundo o secretário de meio ambiente, Eude Smith, essa madeira seria usada para a confecções de móveis.
A carga ficou mantida no galpão da SEMMA por 30 dias, prazo que o infrator tinha para recorrer da mercadoria e apresentar os documentos necessários para fazer a retirada. “Como o prazo expirou, nós podemos dar novos destinos às tábuas e pranchas, que vão beneficiar o município de Cachoeira do Piriá e os moradores daqui, também” explicou o secretário.
1,5 metros cúbicos foram usados na construção de um galpão viveiro da Secretaria de Meio Ambiente, para a produção de mudas de plantas. O restante da madeira foi destinada à Secretaria Municipal de Obras.
Escrito por Eduardo Auad