Por Paulo Zildene – A secretaria de saúde de Cachoeira, em parceria com a secretaria de estado de saúde realizou, nos dias 06 e 08, curso de capacitação, para enfermeiros e técnicos em enfermagem na área de vacinas, como prevenção. Ao todo foram 40 servidores, que participaram do curso.
O curso tem como objetivos melhorar os índices de vacinas em Cachoeira, que já não vinha conseguindo atingir a meta estabelecida pelo governo federal e estadual. O curso foi ministrado por Rosilene Carvalho, servidora da Sespa da Central de Imunização.
De acordo com a servidora da Sespa “Estamos capacitando todos os técnicos e enfermeiros do município. Isso alcança as nove unidades de saúde, pois assim estarão aptos a gerenciarem o SIPNI – Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Precisamos ter essas informações atualizadas e enviadas pelo sistema, do contrário o município poderá ser penalizado”, destacou, Rosilene Carvalho, servidora da Sespa da Central de Imunização.
O programa do SIPNI controla as indicações de aplicação de vacinas de imunobiológicos especiais e seus eventos adversos, dentro dos centros de referências e tem seus benefícios no registro, por faixa etária, doses aplicadas, calcula a cobertura vacinal, fornece informações sobre a rotina e campanhas, taxa de abandono e o envio de boletins de imunização em Cachoeira do Piriá.
Investimentos – O prefeito Leonardo Vale, através da secretaria de saúde adquiriu 09 (nove) computadores, para serem disponibilizados a todos as unidades de saúde do município, com o objetivo de implantar o programa SIPNI nas unidades, para tirar Cachoeira do baixo índice de vacinação.
A servidora explicou, ainda, que “Cachoeira precisa atingir 95% da cobertura de vacinação. Estamos dispostos a ajudar o município a cumprir essa meta. E se o município não atingir a meta o programa é bloqueado pelo governo federal e a verba não será mais disponibilizada, para a secretaria de saúde. Tivemos paciência com Cachoeira, pois estava sem informação das vacinações. Felizmente, agora, com os computadores adquiridos, as informações poderão ser atualizadas diariamente”, destacou Rosilene.
Vacinas – Uma das vacinas importantes, que o município não informava era a do pós-parto. As mulheres que tinham bebês não eram vacinadas. Um problema sério, que poderia penalizar o município com o bloqueio de verbas federais, que são destinadas especificamente para Cachoeira.
Outra meta, que a secretaria de saúde tem pela frente, para alavancar os índices de cobertura de vacinação, será a cobertura da vacinação combinada, o que inclui os cardiopatas, hipertensos e os diabéticos.
O prefeito Leonardo Vale determinou a secretária de saúde, Jaqueline Rocha, que estabeleça meta para que o município volte a informar os índices de cobertura de vacinação, para não ser penalizado com o bloqueio de verbas. A mesma deu prazo de seis meses para o município alcançar a meta.