FAPEA – Ferramenta de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino de Cachoeira do Piriá, está ativa, desde o ano de 2021, foi adotada essa ferramenta com o objetivo de mensurar o processo de ensino aprendizagem da rede educacional oferecendo aos gestores, coordenadores, professores e responsáveis escolares, indicadores do desempenho dos estudantes, mostrando pontos que precisam ser analisados e melhorados, de forma a permitir a adoção de medidas assertivas que superem as lacunas detectadas causadas pela Covid-19. Os resultados obtidos, através das avaliações diagnóstica e formativa é mostrado através de gráficos para todas as escolas, sinalizando parâmetros no processo de ensino aprendizagem. A avaliação diagnóstica é baseada nas habilidades do ano anterior que o aluno cursou, e a avaliação formativa é baseada nas habilidades do ano em curso, pois é avaliado o que o aluno espera alcançar no ano corrente, seguindo a BNCC, DCPará e DCC. No ano de 2022 a FAPEA foi aplicada nos dias 29 e 30 de novembro, para que cada unidade escolar possa acompanhar os avanços e os níveis de aprendizagem do seu alunado e, assim refletir sua prática de ensino.
Os indicadores de qualidade produzidos pelas análises dessas avaliações permitem compreender o desempenho do aluno, associado às contingências sociais, à estrutura e às condições da escola que definem o bom desempenho. Revelam também como a formação do professor está relacionada com o rendimento do aluno e como o nível sócio econômico da clientela escolar é decisivo no desempenho acadêmico individual (Sousa; Ferreira, 2019).
Mais que isso, as análises dos resultados da FAPEA permitem ao município de Cachoeira do Piriá identificar onde atuar e de que forma atuar. Mais de quatro mil (4000) alunos espalhados pelos quatro polos educacionais participaram dessa avaliação.